domingo, 18 de setembro de 2011

Modos de Produção - Sociologia

O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.


Modo de Produção Primitivo:O modo de produção primitivo é uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos.

Modo de Produção Escravista: Os senhores eram também donos da força de trabalho, dos meios de produção.

Modo de Produção Asiático: É uma sociedade fechada onde os meios de produção e a força de trabalho perteciam ao estado,representado pelo Faraó.

Modo de Produção Feudal: Divisão entre senhores e servos, relação: servi propriedades do senhor sobre a terra e no trabalho agrícola do servo.

Modo de Produção Capitalista:. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.

Modo de Produção Socialista:A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados).

Resumo da Classificação do trabalho - Sociologia

Classificação do trabalho é que existe dois tipos de trabalho, o qualificado que é o que não pode ser realizado sem um certo grau de aprendizagem como: Médico,Professor e etc.
O não qualificado é que pode ser realizado sem um certo grau de aprendizagem.
Existe matéria prima que é o componente inicial do produto como: algodão - roupa.
Tem os recurso naturais que são coisas extraídas da natureza como: mineiros,florestas e etc.  E por fim o instrumento de produção que é tudo que é ultilizado pelo ser humano,e sem o instrumento não se pode produzir.

Instrumento de Produção - Sociologia

Meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho eobjetos de trabalho - ou tudo o que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza.

Base econômica da sociedade - Sociologia

Não existe trabalho exclusivamente manual ou predominante intelectual.

Produção: É todo aquele processo de transformação da natureza por ajuda do homem, como o objetivo de criar bens destinados a satisfazer as necessidades dos indivíduos.  

Bens: São todas as coisas produzidas com o trabalho de um individuo. Ex: Pão,geladeira,celular e etc.

Serviços: São atividades econômicas com o trabalho humano.  Ex: Taxista, médico, professor, etc.

Trabalho humano: Transformação da matéria em bens.

Iluminismo a razão em busca da liberdade - Filosofia

A filosofia iluminista possui uma confiança decidida na razão humana, propõe um despreconceituoso uso crítico da razão voltada para a libertação em relação aos dogmas metafísicos, aos preconceitos morais, às superstições religiosas, às relações desumanas e tiranas políticas, os quais representam para os iluministas heteronomia.

Resumo sobre o Empirismo - Filosofia

O ''empirismo" é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.

Resumo sobre o Iluminismo - Filosofia

O "Iluminismo" é a razão em toda busca da liberdade e desenvolvimento da revolução industrial, como a ciência em campo com a química,física e matemática.
Razão+ciência+tecnologia = iluminismo ou filosofia das luzes.

Resumo sobre a Semente de manga - Filosofia

O testo "Semente de manga" mostra quando acreditamos em uma coisa, e que se cultivarmos dependendo do nosso estímulo acontece, e para acontecer da mesma forma que imaginamos temos que dar carinho,amor,atenção e etc. E ai sim vamos colher coisas boas.